sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Documentário: Caroneiros



Sinopse:
Seis jovens percorrem 18 mil km em dois fuscas dando carona pela América do Sul. Dentro dos carros: argentinos, chilenos, paraguaios e uruguaios expões seus pontos de vista sobre o intercâmbio cultural que existe, ou não, entre os países, as rixas e os preconceitos, domínio norte-americano e nossa educação. Caroneiros é um projeto independente que acredita na importância da discussão desses temas para a preservação da identidade latino-americana.

Trailer:

Crítica:
Assisti esse documentário no Festival Internacional É Tudo Verdade de 2007 e esperei pacientemente até poder adquirir o DVD. Achei a ideia fantástica e me identifiquei no mesmo instante, não apenas com a sinopse em si, mas com toda a proposta e os perfis das pessoas que participaram, seja do lado dos que entrevistaram, como o dos que foram entrevistados.
Acredito que a questão da identidade latino-americana foi muito bem resolvida, os realizadores conseguiram se despir de qualquer tipo de preconceito e colheram depoimentos interessantíssimos, além de paisagens fantásticas.
Uma observação que fica é assistir esse documentário e perceber como sabemos mais dos americanos do que de nossos vizinhos latinos. Acredito que todos deveriam ter a oportunidade de fazer uma viagem desse tipo e poder vivenciar um pouco da cultura dos países de fronteira.
Só senti falta mesmo de mais informações sobre a viagem, algo como uns extras que caberiam muito bem no DVD. Mas isso não desmerece em nada a criação num modo geral, já que no site oficial (www.caroneiros.com.br) é possível encontrar algumas informações.

Veredito:
Altamente recomendável, principalmente para quem curte road movies, ou apenas a ideia de viajar mesmo. Produção de respeito, nota 10!

Um comentário:

  1. No reveillon 2008/2009, um grupo de quatro canalhas (do bem) formou os K-Roneiros da Lagoa e o mundo conheceu:
    "Cuidado mulherada com a Dobló dos caroneiros,
    ela é alugada e da localiza,
    não tem números do lado, dentro são quatro tarados, canalhas, zueiros, uni-formizados...
    Caroneiros da Lagoooaaa, vem dobrando a esquina, caroneiros da Lagoaaaaa, o terror da Joaquina!

    ResponderExcluir