Além da questão da afinação, o tamanho da viola também difere em relação ao violino. Os instrumentos criados no século XVIII tinham dimensões de 38 cm. No final daquele século, começaram a ser construídas violas maiores, com tamanho de 45 a 47 cm, mas a qualidade era muito baixa. No século XIX a viola chegou aos 41 cm, atingindo um novo som e contraste na orquesta, o que inspirou compositores como Rubinstein, Max Reger, Béla Bartok e Benjamin Britten.
Hoje em dia também é possível encontrar violas de 40, 42 e 43 cm. As 4/4 são para adultos e as 4/3 para crianças, assim como os violinos.
O arco da viola é semelhante ao utilizado no violino, porém, é um pouco maior e mais pesado, já que é necessária uma pressão maior por conta da corda Do.
A clave utilizada pela viola é exclusiva dela. Não há outro instrumento que a utilize como principal. Essa clave é a clave de Do na terceira linha. Isso pelo fato da viola ser um instrumento médio (nem grave e nem agudo). Já o violino utiliza a clave de Sol.
Notas da primeira posição na viola:
Assim como o violino, a viola é um instrumento versátil e pode ser utilizada em várias situações, não só em uma orquestra, ou quarteto de cordas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário