Sinopse:
Depois de passar três anos na prisão, tudo o que Shadow queria era voltar para os braços de sua mulher e ficar para o resto da vida longe de confusão. Mas, poucos dias antes da data marcada para sua soltura, descobre que sua mulher tinha morrido em um acidente. Seu mundo se torna um lugar mais frio...No avião em que volta para casa, Shadow conhece um senhor grisalho, chamado Wednesday, que lhe oferece um trabalho. E Shadow, um homem sem nada a perder aceita. Mas trabalhar para o enigmático Wednesday tem seu preço, e Shadow logo descobre que seu papel nas armações dele será muito mais perigoso do que poderia imaginar...Tão perturbador quanto divertido, 'Deuses Americanos' é uma viagem caleidoscópica e sombria que vai fundo nos mitos e cruza o mundo atual de maneira, ao mesmo tempo, misteriosamente familiar e completamente estranha.
Qual é o seu conceito para "Deus"?
Você acredita que todos os deuses que as pessoas imaginaram ainda estão com a gente hoje?
Vivemos em um mundo onde tudo são deuses.
Vivemos em um mundo onde tudo são deuses.
"Gostamos de ser grandes. Agora, nesses tempos parcos, nós somos pequenos."
"Os novos deuses se erguem, entram em decadência e se erguem mais uma vez."
"Os antigos deuses são ignorados. Os novos são tão rapidamente elevados quanto descartados, colocados de lado, em nome da próxima moda."
"Sou a caixa dos idiotas. Sou a TV. Eu sou o tubo dos tolos. O pequeno altar na frente do qual a família se reúne para adorar."
"A maior parte dessa batalha vai ser travada em um lugar inatingível para você: Nos corações e na mente das pessoas."
Uma guerra que envolve paradigmas.
Uma guerra que envolve sacrifícios.
O velho contra o novo.
Uma guerra entre Deuses Americanos.
Crítica:O velho contra o novo.
Uma guerra entre Deuses Americanos.
Deuses americanos é um romance de Neil Gaiman, criador da cultuada série de HQs Sandman. Na minha opinião o livro daria um belo de um road movie, tendo como protagonista o personagem Shadow, que redescobre o mundo e a si mesmo em um cenário de guerra entre deuses. Genial, não?
Deixaram de temer e cultuar os deuses antigos e eles passaram a ser esquecidos, perderam força. As atenções se voltaram à mídia principalmente (qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência).
A trama se desenvolve de uma forma muito densa, rodeada de mitos e séculos de conhecimento religioso. O livro conta com vários personagens secundários e vários trechos referentes a cenas passadas no início, o que requer bastante atenção do leitor. O ideal é se entregar em uma imersão total na hora de ler.
Também recomendo "Os Filhos de Anansi", uma obra mais atual, rápida e engraçada de Gaiman. A ligação entre os dois livros é o personagem Anansi. Porém, não é regra que tenha que ler um para entender o outro.
Veredito:
Eu considero Deuses Americanos como uma das melhores criações de Gaiman (depois de Sandman, é claro!). Principalmente para quem curte mitologia.
Nota 9,5
Nenhum comentário:
Postar um comentário