Violino x Viola
Alguém deve se identificar com isso. Algum desses fatos já aconteceu com muita gente (inclusive eu rs). Em comum, pessoas que curtem música clássica, querem aprender algum instrumento, mas não conheciam a viola (a caipira não! A classica! De arco, ou erudita, como preferirem mais):
- Você se incomoda com o som estridente do violino e depois descobre a viola.
- Você adora o som do violoncelo, mas não acha nada viável o seu transporte.
- Queria se inscrever em um curso e não tinha vaga pra violino mas tinha pra viola.
- Curte tanto um quanto o outro, mas foi absurdamente influenciado pela professora e pelos colegas a mudar para a viola.
É fato que cada vez mais a viola clássica tem se popularizado entre o público que quer começar a tocar algo. Por isso é interessante saber um pouco mais sobre suas especificações e curiosidades:
A viola clássica é um instrumento musical de corda, similar ao violino em relação à sua construção, porém maior e mais grave que o mesmo. Sua sonoridade se situa entre os agudos do violíno e os graves do violoncelo e do contrabaixo. É considerada como o Contralto, o Tenor Dramático da familia dos instrumentos de corda.
As cordas desse instrumento são afinadas em intervalos de quintas: Do, Sol, Ré, Lá (a Do é a mais grave). Já no violino, da mais grave pra mais aguda: Sol, Ré, Lá, Mi.
Viola em inglês é viola mesmo e quem a toca é violista e não violeiro. =)
Durante o renascimento, a familia da viola original se dividiu em dois: a viola da braccio e a viola da gamba. As violas da braccio eram associadas às tavernas, onde se tocavam músicas populares. Por outro lado, as violas da gamba eram exclusividades das cortes nobres. Indícios históricos apontam que a viola tenha surgido antes que o violino.
Grandes compositores, clássicos, românticos e modernistas, apreciando as qualidades emotivas deste instrumento, têm escrito obras muito importantes como concertos, sonatas, suítes, etc. Essas obras justificam por sí só a presença do violista nas salas de audições. A viola é um instrumento de extrema importância na orquesta, já que colabora para que o som entre os instrumentos graves e os agudos não se desequilibrem.
Alguns violistas influentes:
Alan Kovacs - Atar Arad - Cynthia Phelps - David Quiggle - Gérard Caussé -
José Manuel Román - Joseph de Pasquale - Kim Kashkashian - Lionel Tertis - Luis Magín - Nobuko Imai - Paul Cortesse - Paul Doktor - Paul Hindemith - Paul Neubauer - Rivka Golani - Rebecca Young - Roberto Díaz - Tabea Zimmermann - Tania Davis - Toby Hoffman - Viacheslav Dinerchtein - Vladimir Mendelssohn - William Primrose -
Yuri Bashmet - Maxim Rysanov
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